sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Campanha de conscientização contra o abandono de animais é realizada em São Roque

Campanha de conscientização contra o abandono de animais é realizada em São Roque
Não abandone os animais. O telefone de contato do Centro de Controle de Zoonoses em São Roque é (11) 4784-8551


De acordo com um levantamento promovido pela ONG Arca Brasil e publicado na revista Planeta Sustentável, o número de animais abandonados aumenta cerca de 70% na época das férias. Isso ocorre, muitas vezes, porque os donos querem viajar no período, mas não podem levar os animais de estimação e ao invés de procurarem alternativas como, por exemplo, deixar o animal com alguém conhecido ou em um abrigo temporário, ou hotéis próprios para os pets, optam pela solução mais fácil que é deixar os animais sem cuidados como comida, água e higienização - ou mesmo abandoná-los na rua. É um fato triste e cruel, mas real e cada vez mais comum.

A Prefeitura de São Roque, por meio do Serviço de Controle de Zoonoses, alerta que o problema é grave e pode ser revertido contra os próprios seres humanos, pois na rua, os animais podem contrair doenças e repassá-las aos homens (zoonoses). Quem abandona nem sempre pensa nas conseqüências que este ato pode gerar.

Além disso, abandonar e maltratar animais são crimes, previstos no artigo 32 da Lei Federal 9.605/98 de Crimes Ambientais. A punição consiste em detenção de três meses a um ano, além de multa. Caso o bicho abandonado morra, a pena do criminoso pode aumentar de um sexto a um terço.

Através de nota enviada ao Jornal da Economia, a Prefeitura de São Roque transmitiu um alerta a você leitor: se presenciar qualquer tipo de maus tratos a animais denuncie. A queixa pode ser feita nas delegacias comuns ou especializadas em meio ambiente. Também é possível denunciar para o Ministério Público ou para o IBAMA. Não deixe para trás quem depende de você. Não abandone os animais. O telefone de contato do Centro de Controle de Zoonoses em São Roque é (11) 4784-8551.



Fonte: Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
http://www.jeonline.com.br/noticia/1073/campanha-de-conscientizacao-contra-o-abandono-de-animais-e-realizada-em-sao-roque

Nenhum comentário:

Postar um comentário