quinta-feira, 24 de outubro de 2013

(vídeo) Ativistas invadem PUC e filmam testes em animais

VEJA O VÍDEO
Grupo registrou o uso de porcos vivos em uma aula da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas na manhã de quarta

24/10/2013 - 15h07 | Patrícia Azevedo
patricia.azevedo@rac.com.br
Um grupo de ativistas da Compaixão Informação e Atitude Animal (C.I.A) invadiu o laboratório de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da Faculdade de Medicina da Puc-Campinas na manhã de quarta-feira (24) para mostrar o uso de animais em aulas do curso de Medicina. Munidos com uma filmadora, o grupo registrou o uso de porcos vivos em uma aula que reproduz o ambiente cirúrgico para práticas médicas, como a traqueostomia.
O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Animais, Flavio Lamas, explica que a intenção do grupo era mostrar que, na avaliação dos ativistas da causa animal, a prática poderia ser substituída por filmagens ou outros mecanismos de simulação, evitando, assim, a morte de mais animais. “Os ativistas entraram no laboratório e filmaram que estavam sendo utilizados cinco porcos para fazer traqueostomia. A intenção é mostrar nas redes sociais que o uso de animais nesse caso é indevido. Não precisa utilizar da maneira que estão fazendo”, afirma Lamas.
Segundo ele, as aulas poderiam usar vídeos e simuladores para treinar os estudantes. “Fazendo analogia o cara que é piloto de avião usa simulador e depois de muito treinamento vai para o avião. A proposta é fazer o mesmo para a Medicina. A ação é para mostrar que há possibilidade de reduzir o uso de animais”, completa Lamas.
O professor da Faculdade de Medicina e diretor adjunto do Centro de Ciências da Vida da PUC-Campinas, José Gonzaga de Camargo, diz que o uso é imprescindível para que o profissional saia do curso apto a reproduzir o procedimento em pacientes. O mesmo porco é utilizado para várias modalidades da aula. Eles têm anatomia muita próxima do ser humano e é um animal permitido para esse tipo de aula”, afirma.
A traqueostomia é um procedimento cirúrgico usado para fazer o paciente voltar a respirar quando não pode ser entubado. Segundo Camargo, porcos são usados para estudo prático de vários tipos de procedimentos, como traqueostomia e laparotomia. O uso de animais nas aulas obedece às normas da Comissão de Ética e Uso de Animais.
Os porcos mostrados no vídeo gravado estão vivos e recebem anestesia geral como se fosse uma pessoa num centro cirúrgico. Depois das aulas, os animais são sacrificados e descartados seguindo uma série de normas.
vejam o vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário