quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Campinas: Ativistas invadem aula de medicina com procedimento em animais vivos

24 de Outubro de 2013•

Rose Mary de Souza
Direto de Campinas

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) diz ter reconhecido nas imagens do sistema de segurança um ex-funcionário do Centro Cirúrgico, além de outra pessoa ainda sem identificação, como os dois invasores que filmaram parte de uma aula prática de medicina na quarta-feira. O vídeo dos invasores mostra os alunos com um professor realizando traqueostomia em cinco porcos vivos. O procedimento consiste em fazer o "paciente" voltar a respirar quando não pode ser entubado. Após serem flagrados, eles deixaram o local e as cenas gravadas foram parar nas redes sociais. ​

O departamento jurídico da universidade está apurando o caso e vai definir o que fará contra as duas pessoas que não são alunos da instituição, segundo José Gonzaga Teixeira Camargo, professor da Faculdade de Medicina e diretor-adjunto do Centro de Ciências da Vida da PUC Campinas, departamento que engloba os 10 cursos da área de saúde da universidade.

Segundo o professor, as duas pessoas estranhas à faculdade se apresentaram como ativistas de proteção animal e são contrários ao uso dos bichos em aula. Camargo falou que eles se aproveitaram das portas abertas do Laboratório de Bases de Técnicas Operatórias para invadir.

Você sabia: por que os beagles são usados em pesquisas de medicamentos?

"Houve um protesto de sem-teto, que fechou a avenida, e muita gente chegou atrasada, por isso o laboratório estava com as portas abertas para os retardatários", contou. "Quando foi percebido que os dois não eram alunos, os seguranças foram acionados e eles foram convidados a se retirarem", disse.

http://noticias.terra.com.br/educacao/ativistas-invadem-aula-de-medicina-com-procedimento-em-animais-vivos,28c5da0551ce1410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário