quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Butantan testa "aposentadoria" dos ratos de laboratório

Nora sobre a notícia abaixo: infelizmente o Instituto Butatã vai apenas trocar o tipo de animal usado em pesquisa. Se fosse um instituto realmente moderno estaria investindo em métodos que não usam animais.
João
-------------------------------
Butantan testa "aposentadoria" dos ratos de laboratório
Postado por: Exame.com  09 | 10 | 2013 -
Zebrafish será usado para substituir ou complementar os experimentos científicos
Vanessa Daraya, de
Camilla Carvalho/Instituto Butantan
Zebrafish
Zebrafish: “estávamos atrasados. Em algum momento, o país precisava começar suas pesquisas com esse animal”, diz pesquisadora
São Paulo – O Instituto Butantan, em São Paulo, criou um projeto inovador que pode “aposentar” os ratos de laboratório. Uma nova área já abriga o Zebrafish – conhecido no Brasil como peixe paulistinha – que será usado para substituir ou complementar os experimentos científicos.
Segundo Mônica Lopes Ferreira, pesquisadora responsável pelo criadouro do Instituto Butantan, o zebrafish já é usado em pesquisas no mundo há 30 anos. Mas, no Brasil, a técnica é uma novidade. “Estávamos atrasados. Em algum momento, o país precisava começar suas pesquisas com esse animal”.
E quem imagina que testes feitos com peixes não têm validade em humanos está enganado. “O genoma do peixe foi sequenciado e somos 70% iguais. Isso já é muito. Já o genoma do camundongo é 85% semelhante ao nosso”.
http://www.boainformacao.com.br/2013/10/butantan-testa-aposentadoria-dos-ratos-de-laboratrio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário