sábado, 24 de agosto de 2013

Em entrevista, Peter Singer fala sobre direitos animais, mudança climática e ética aplicada

Polêmico 24/08/2013 |

Em entrevista, Peter Singer fala sobre direitos animais, mudança climática e ética aplicada
O palestrante do Fronteiras do Pensamento concedeu entrevista ao caderno Cultura

Em entrevista, Peter Singer fala sobre direitos animais, mudança climática e ética aplicada Joel Travis Sage/Wikimedia Commons
Perter Singer realiza palestra no Fronteiras do Pensamento na próxima segunda (26)
Foto: Joel Travis Sage / Wikimedia Commons
Carlos André Moreira
carlos.moreira@zerohora.com.br
Pode soar exagerado afirmar que um intelectual seja capaz de provocar reações tão apaixonadas quanto as de um político ou de um líder de massas, mas no caso do filósofo australiano Peter Singer, próximo convidado do ciclo Fronteiras do Pensamento, a afirmação não está longe da verdade. Singer já foi definido como o "mais perigoso homem vivo" por ativistas europeus e já foi proibido de falar em público em território germânico.

Tudo isso porque, aos 67 anos, o autor é um filósofo moral à moda antiga: um pensador que acredita que seu trabalho deve ser debater na arena pública as questões de seu tempo. E, por meio de uma lógica racional que aplica como sistema ético, Singer não foge do debate em pontos polêmicos como eutanásia, aborto, aquecimento global, pobreza, desenvolvimento sustentável. Seu trabalho lançou as bases políticas do movimento pelos direitos animais hoje presente em praticamente todo o mundo. Suas formulações de ética aplicada provocam críticas e glosas apaixonadas: libertário para uns, desumano para outros. Singer tem formação em Direito, Filosofia e História, ele é, há 15 anos, o responsável pela cátedra de bioética na Universidade de Princeton (EUA).


Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário