sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Palestra "Rodeio: Esporte ou Tortura?" aborda maus tratos com animais

23/08/2013
Evento foi organizado pelo vereador Prof. Paulo Jesus
Na tarde do último sábado, dia 17 de agosto, foi realizada nas dependências da Câmara Municipal a palestra “Rodeio: Esporte ou Tortura?”. A iniciativa foi do vereador Paulo Fernando Lara Pereira de Araujo, o Prof. Paulo Jesus.

No encontro, foram discutidos temas como a constitucionalidade de uma lei proibindo a realização de rodeios além dos riscos e maus tratos que os animais sofrem por conta dessa prática.

O evento teve início com a palestra ministrada por Fábio Chaves, fundador do Portal Vista-se, maior portal vegetariano e de proteção animal do Brasil. Em sua fala, ele abordou a utilização do sedém, esporas, peiteiras, choques elétricos e outros equipamentos que causam sofrimento aos animais. Foi exibida também uma apresentação com fotos dos maus tratos e um vídeo produzido por protetores em um rodeio no interior de São Paulo.

Em seguida, o promotor de Justiça do Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo (GECAP), Dr. Carlos Henrique Prestes Camargo, discorreu sobre o tema da constitucionalidade das leis municipais que proíbem os rodeios e da inconstitucionalidade da lei que regulamenta o rodeio como esporte. “O promotor fez a leitura de vários processos julgados que garantem ao município a proibição dessa prática”, apontou Prof. Paulo Jesus.

Por fim, a Dra. Fernanda Beda, médica veterinária e militante da causa, tratou sobre os aspectos técnicos dos maus tratos, como a maior sensibilidade dos animais ao som alto, problemas na traqueia com as provas de laço, entre outras situações. “Um fato chocante contado pela médica veterinária foi o caso do veterinário que usou de falsas pesquisas, financiadas por empresas que organizam rodeios, para afirmar que os animais não sofriam maus tratos”, contou o vereador. Após as falas dos palestrantes, a população pôde tirar dúvidas.


“O evento foi importante para aumentar a mobilização dos protetores e continuar o trabalho de conscientização da população rumo à proibição dessa prática que causa maus tratos e sofrimento aos animais”, considerou Prof. Paulo Jesus.


Câmara Municipal de Atibaia
http://www.jcatibaia.com.br/site/noticia/geral/18924/palestra-rodeio-esporte-ou-tortura-aborda-maus-tratos-com-animais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário