quarta-feira, 12 de junho de 2013

(vídeo) Vereadores vetam projeto que proibiria rodeios em Atibaia

12/06/2013
Na sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Atibaia, na última segunda-feira (10), os vereadores Francisco Carlos Avanço, Almir Bueno do Prado (Miro do Gás), Jair Bonilha Gatamorta, Sidnei Gonçalves, Josué Luiz de Oliveira (Dedel), Rodrigo Parras, Lucas Cardoso, Emil Ono, Zé Machado e Dr. Edson votaram a favor do parecer que considerou inconstitucional o projeto de Lei de Proibição de Rodeios, Farras de Boi e Vaquejadas no município. Com essa decisão, o projeto, de autoria do Vereador Prof. Paulo Jesus, que tinha por objetivo coibir a exploração aos animais, além de defendê-los contra os maus tratos empregados em rodeios, foi arquivado antes mesmo da votação.


Os vereadores que foram contra o projeto defenderam o veto sob alegação de que a lei seria inconstitucional. Durante a sessão, o autor do projeto tentou manter a votação afirmando que "a lei de proibição do rodeio não é inconstitucional porque amplia o direito que os animais possuem pela nossa constituição". Ainda segundo Paulo Jesus, "inconstitucional é uma lei, como a lei federal, que regulamenta o rodeio, que dá margem para outros legisladores atacarem as leis de proibição ao rodeio". O vereador também citou outras cidades que instituíram a lei de proibição, como São Paulo, Itapetininga, Jaú, Guarulhos, Sorocaba, Campinas, Rio de Janeiro, Jundiaí, Osasco e Araraquara. Também de acordo com Paulo Jesus, os dois pareceres contrários "pegaram o mérito "sou contra" ou "sou a favor" e encaixaram nele uma inconstitucionalidade, uma ilegalidade".


O vídeo abaixo mostra o sofrimento de um animal em um rodeio realizado em Queensland, na Autrália, em outubro do ano passado. ATENÇÃO: IMAGENS FORTES!

Leiam mais e vejam o vídeo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário