sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vereador quer a volta dos rodeios em Campinas


ANIMAIS EM PAUTA
Vereador quer a volta dos rodeios em Campinas
Projeto do legislador tem o objetivo de derrubar a lei que proíbe a realização de eventos na cidade

23/05/2013 - 22h04 - Atualizado em 24/05/2013 - 07h20 | Bruna Mozer
bruna.pinto@rac.com.br

Foto: Cedoc/RAC

A realização do rodeio foi proibida durante a gestão da prefeita Izalene Tiene


O vereador Gilberto Cardoso (PSDB), o Vermelho, quer revogar a lei que proíbe rodeios em Campinas. Ele protocola nesta sexta-feira (24) projeto de lei e, segundo apurou a reportagem, tem apoio de boa parte dos vereadores, que é a favor desse tipo de festa em Campinas.

A realização do rodeio foi proibida durante a gestão da prefeita Izalene Tiene (PT). Ativistas defendem que a prática se caracteriza como maus-tratos aos animais.

Vermelho afirma que vai pedir urgência na aprovação do projeto na sessão da próxima segunda-feira (27). Para isso, ele precisa da assinatura de seus colegas na Casa. “Os vereadores já se manifestaram a favor. Deve ser aprovado com tranquilidade”, disse. Se aprovado, o projeto tem de passar por aval do prefeito Jonas Donizette (PSB).

Segundo Vermelho, a volta dos rodeios na cidade é uma reivindicação dos moradores da região do Campo Grande, seu reduto eleitoral. Afirma que o evento terá de seguir todos os quesitos de segurança, como alvará e laudo do Corpo de Bombeiros, além de ter respeito com os animais.

Sua intenção é motivar esse tipo de festa nas regiões do Campo Grande e Ouro Verde. “A nossa preocupação é trazer cultura e diversão com muita segurança para a população”, disse.

A polêmica em torno dos rodeios ocorreu em 2004, quando o ex-vereador Sebastião dos Santos (PMDB) apresentou projeto para que os rodeios fossem permitidos novamente em Campinas. Associações e pessoas ligadas aos movimentos em defesa dos animais travaram um embate com os vereadores e associações que representam os profissionais e organizadores desses eventos na cidade.

Apesar de ter sido aprovado pelos vereadores, o prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos (PDT) vetou a lei. Argumentou, na época, que a Região Metropolitana de Campinas (RMC) conta com dois rodeios de grande porte — Jaguariúna e Americana — e que os aspectos econômicos positivos, como aumento na arrecadação de imposto, justificados pelo vereador não tinham sustentação. (Bruna Mozer/AAN)

fonte:

http://correio.rac.com.br/_conteudo/2013/05/capa/campinas_e_rmc/62752-vereador-quer-a-volta-dos-rodeios-em-campinas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário