quarta-feira, 15 de maio de 2013

Bragança Paulista – Secretarias Municipais de Bragança apuram denúncia de animais domésticos em situação de risco


15 de maio de 2013
Por Da Redação

Secretarias Municipais averiguaram denuncia maus-tratos envolvendo cerca de 170 animais e nada constataram

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente (SMMA), Ação e Desenvolvimento Social (Semads) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além do apoio da Faros d’Ajuda, atendeu denúncia encaminhada na última semana sobre maus-tratos envolvendo cerca de 170 animais, entre cães e gatos, além de suposta situação de moradia sub-humana dos proprietários dos animais. Também acompanharam o caso a Vigilância Sanitária  e a Guarda Civil Ambiental.
As equipes da administração municipal, em companhia da equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência (Creas),visitaram o local denunciado, uma chácara localizada no Bairro dos Cardosos, na última quarta-feira, dia 8, e não encontraram nenhuma irregularidade em relação aos idosos residentes no local. Eles foram orientados a comparecer na unidade da Semads e, desde esta data, são acompanhados por assistentes sociais.
Já, sobre a denúncia de maus tratos, onde 170 animais seriam mantidos sem água, comida, abrigo e sem condições básicas de higiene e saúde, o número de animais encontrados pelos órgãos municipais foi o de 70, sendo 68 cães e 2 gatos, e nenhuma comprovação de maus tratos foi constatada pela Secretaria do Meio Ambiente.
Mesmo assim, para melhorar a qualidade de vida de cada um dos animais, coube a SMMA orientar os proprietários quanto ao acesso e disponibilidade à água, ampliação das áreas de sombra e abrigo contra as chuvas e cercamento dos pontos passíveis de acidentes. Para auxiliar o controle na quantidade de animais, os órgãos municipais orientaram, ainda, que a proprietária não adote mais animais antes das devidas adequações. Uma campanha de castração será providenciada em conjunto com a Faros d’Ajuda,  conforme informações do referido órgão municipal.
Com informações da Divisão de Imprensa da Prefeitura de Bragança Paulista
http://noticias.portalbraganca.com.br/meio-ambiente/braganca-paulista-secretarias-municipais-de-braganca-apuram-denuncia-de-animais-domesticos-em-situacao-de-risco.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário