sexta-feira, 24 de maio de 2013

Bauru pode ter centro de triagem para animais


24/05/13
Vinicius Lousada
A Prefeitura de Bauru e a Secretaria do Estado de Meio Ambiente discutem a instalação de um centro de triagem de animais na cidade. A unidade teria como principal tarefa acolher e dar destinação a animais traficados. Bruno Covas, durante sua palestra na manhã de ontem, na abertura do Festieco, afirmou que o projeto se tornará realidade em breve.

Atualmente, já existem no Estado 13 centros de triagem, nove de recuperação e 31 de soltura. De acordo com o secretário, em 2011, foram capturados mais de 21 mil animais traficados. “É uma situação muito complexa. Por não termos para onde mandá-los, esses animais ficam, muitas vezes, com os próprios criminosos”, afirma.

Rodrigo Agostinho (PMDB) conta que a proposta partiu da administração municipal e o projeto seria viabilizado a partir de uma parceria entre as duas esferas do poder público. “O Estado vai construir esse centro e nós vamos gerenciá-lo”.

Covas explica que a Secretaria prometeu a estadualização da fauna. No entanto, há dificuldades para a destinação dos animais capturados. Por essa razão, em troca da administração do centro de triagem, o Estado vai destinar ao município recursos específicos para campanhas de castração de animais domésticos.

Por outro lado, Agostinho destaca a importância da escolha de Bauru para a viabilização do projeto. “A cidade está na rota do tráfico de animais, principalmente daqueles retirados do pantanal”.

Rodrigo explica que o centro, após acolher os animais, vai avaliar se devem ser sacrificados caso estejam doentes, se têm condições de serem devolvidos aos habitats naturais ou se precisam ser encaminhados para algum criadouro.

Desenvoltura

Em sua palestra, na manhã de quinta-feira, o prefeito de Bauru rememorou os tempos de militância ambientalista e chamou a atenção dos presentes ao explanar sobre a diversificada fauna encontrada nas áreas florestais e rurais da cidade.

“Eu decidi fazer isso principalmente para reforçar a importância do cerrado. Muita gente vê aquela vegetação, mas não faz ideia do que se esconde por dentro dela”, frisa Agostinho.

Animais domésticos

Questionado por representantes da defesa animal, Rodrigo voltou a repetir que vai criar uma estrutura específica para cuidar da posse responsável e do controle da superpopulação de animais domésticos. “Isso já está previsto no projeto de reestruturação das secretarias que vamos enviar para a Câmara Municipal em breve”.

Atualmente, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que integra a Secretaria Municipal de Saúde, acumula essas atividades. A ideia é vinculá-las à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). “O CCZ se focou mais no combate à leishmaniose. Houve ano em que foram diagnosticados mais de 6 mil animais doentes”, disse.

Audiência pública realizada recentemente pelo Poder Legislativo revelou a ausência de políticas públicas para o setor na esfera municipal. Rodrigo Agostinho repetiu que as futuras campanhas de castração gratuita não serão abrangentes.

A ideia é que haja uma unidade móvel circulando pelos bairros mais pobres da cidade. “Nós não queremos concorrer com as clínicas veterinárias. O serviço será voltado para os animais daquelas pessoas que não têm como pagar os R$ 50,00 cobrados pelos profissionais”, finalizou.

fonte:

http://www.jcnet.com.br/Politica/2013/05/bauru-pode-ter-centro-de-triagem-para-animais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário