quarta-feira, 22 de maio de 2013

Austrália inicia polêmico abate de milhares de cavalos






Austrália inicia polêmico abate de milhares de cavalos


Cerca de 10.000 cavalos selvagens serão abatidos por razões sanitárias.
Wikipédia
A Austrália começou a sacrificar nessa quarta feira, 22 de maio, milhares de cavalos selvagens no Outback, região árida do interior do país. De acordo com as autoridades, os animais se reproduziram rapidamente a agora estão morrendo de fome e sede, no que se transformou em um problema ambiental.

Foi ordenada a evacuação de uma zona localizada 300 quilômetros ao sudeste da cidade de Alice Springs para iniciar o sacrifício em massa, que pode atingir 10 mil cavalos, de acordo com a rede ABC. O anúncio da operação, ocorrido no início do mês, desencadeou críticas de organizações de ecologistas do país.

As autoridades explicam que centenas de animas selvagens que habitam a região (cavalos, mas também burros e camelos) estão morrendo por falta de água e comida e que é necessário sacrificá-los por razões não só humanitárias, mas também ambientais. Os corpos dos equinos mortos contaminam as fontes de água que abastecem outros animais.

Os cavalos serão sacrificados com disparos feitos de helicópteros e a operação, financiada pelo governo, será efetuada a partir de hoje até junho, informou o conselho aborígine da região. "“Eles estão sofrendo uma morte lenta e terrível. Ninguém quer vê-los sofrer, muito menos os donos das terras, que gostam muito dos cavalos", disse o diretor do conselho local David Ross, no começo do mês. Segundo ele, que representa os aborígenes da região, a operação visa 10 mil cavalos.

Conforme Ross, o sacrifício a partir de helicópteros é a melhor opção porque os animais estão dispersos ao longo de milhares de quilômetros quadrados e não seria possível reuni-los em um matadouro. Esses cavalos são descendentes da espécie Waler e, quando a Austrália era uma colônia britânica, eram usados pelo exército do Reino Unido na Índia. Mais tarde, foram usados pelo exército australiano durante a Primeira Guerra Mundial.
 http://www.portugues.rfi.fr/geral/20130522-australia-inicia-polemico-abate-de-milhares-de-cavalos

Nenhum comentário:

Postar um comentário