sexta-feira, 19 de abril de 2013

Crise na Espanha manda cavalos de raça para matadouros


A Andaluzia, província do sul da Espanha, famosa pelo flamenco e pelos castelos mouros, é também lar da lendária raça de cavalos que conduzia conquistadores para batalhas na América, que aparece em épicos de Hollywood e que, mais recentemente, se tornou um troféu para espanhóis durante os anos do boom econômico.


Em seu rancho na região central, Francisco Mesa, de 73 anos, cria exemplares da Pura Raça Espanhola (Pura Raza Española) com uma paixão que vem de anos mimando os elegantes animais reconhecidos pela inteligência e afeição ao homem. Ele entra no curral lamacento e imediatamente é cercado por éguas e potros que querem acariciá-lo com ternura, esquecendo-se de seu destino quase certo: o matadouro.


A não ser por um perdão improvável, os puro sangue de Mesa serão transformados em carne para exportação em julho. Eles são vítimas da crise econômica violenta que tem dizimado fortunas, feito empreendimentos imobiliários virar cidades fantasmas e deixado mais de um quarto da população desempregada.
leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário