quinta-feira, 21 de março de 2013

Itaperuna (RJ) Universidade é processada por sacrificar animais (vivissecção)


21/03/13 15:09 Atualizado em21/03/13 15:21    
Universidade é processada por sacrificar animais
Extra

A Universidade Iguaçu (Unig) de Itaperuna está sendo acusada de sacrificar animais para estudo. Por isso, é ré em Ação Civil Pública ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Itaperuna. O Ministério Público (MP) do Rio pede, em caráter liminar, a suspensão da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Unig, que teria legitimado essas mortes, segundo o MP.

Um dos cachorros que teria sido sacrificado na universidade Foto: Ministério Público do Rio / Divulgação


O Promotor de Justiça Eduardo Fiorito Pereira, autor da ação, afirma que uma aluna do curso de Veterinária denunciou um professor que teria matado cães para usá-los em uma aula de anatomia. Em novembro de 2012, o professor recebeu o promotor e agentes do Grupo de Apoio aos Promotores (GAP) e confirmou, segundo o MP, que os animais foram capturados em uma roça e mortos para serem usados em sala de aula. Em seguida, o promotor requisitou à universidade os prontuários com os métodos e técnicas empregados na eutanásia dos cães, mas não teria obtido resposta.
A reitor da Unig de Itaperuna, André Monteiro, disse que apresentou todos os documentos exigidos pelo MP e que os animais são doados à universidade. Monteiro afirmou ainda que não foi notificado da Ação Civil Pública.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/animais/universidade-processada-por-sacrificar-animais-7907288.html#ixzz2OEd6hai5

http://extra.globo.com/noticias/animais/universidade-processada-por-sacrificar-animais-7907288.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário