sábado, 16 de fevereiro de 2013

Estudo questiona eficiência do uso de ratos em testes médicos


Pesquisadores afirmam que medicamentos baseados em experimentos feitos com ratos podem não ter o mesmo resultado em humanos

The New York Times | 16/02/2013

Evan McGlinn/The New York Times
Shaw Warren, pesquisador do Massachusetts General Hospital, defende que o uso de ratos como modelo para o estudo de doenças fez com que cientistas desperdiçassem bilhões de dólares em provas erradas
Durante décadas, ratos foram as espécies mais indicadas para o estudo de doenças humanas. Mas agora pesquisadores revelam provas de que esta escolha pode ter sido enganosa por pelo menos três grandes responsáveis por mortes humanas - septicemia queimaduras e traumas. Como resultado, eles disseram que anos e bilhões de dólares foram desperdiçados por pistas falsas.

O estudo não significa que os ratos são modelos inúteis para todas as doenças humanas, mas seus autores disseram que levantam sérias questões a respeito de doenças que envolvem o sistema imunológico, incluindo câncer e doenças cardíacas.

"Nosso artigo levanta pelo menos a possibilidade de que uma situação paralela pode estar presente", disse o Dr. H. Shaw Warren, um pesquisador de sepse no Hospital Geral de Massachusetts e principal autor do novo estudo.
Leia aqui o texto completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário